Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Pintia 2007, um dos principais vinhos do Toro.

Paulo Queiroz, abril 12, 2020junho 30, 2024

Bodega Pintia é uma propriedade da família Alvarez, detentores da Vega Sicília. Os Alvarez compraram Pintia em 1996, atraídos pelo fantástico terroir de Pintia na Região do Toro, na Espanha.

O Toro faz parte da Castilla Y Leon ou Castela-Leão. Ali desde o século XXI se produzia um vinho potente e cheio de personalidade. a Cepa do Toro é a Tempranillo, ali chamada de Tinta Toro. Uma qualidade de uva que gera vinhos super potentes com alto teor alcoólico. Desde muitos e motos anos atrás, esta terra é conhecida como Tierra del Vino. As vinhas estão entre 600 e 750 metros de altitude em um terreno de calcário. Para estar em Compliance com a Donominação de Origem Toro, os vinhos devem possuir pelo menos 2/3 de Tempranillo.

Um super vinho, com cor bem escura, aroma de madeira torrada e eucalipto, na boca é denso, macio, com sabor de amora e alcaçuz, o final é super longo, deixando aquele gosto de fumaça, fruta e especiarias na boca. Excepcional, recebeu 93 pontos do Robert Parker. As safras de 2014 e 20112 foram as mais bem pontuadas dos últimos 10 anos, com 95 ponto do Robert Parker.

Casela e Leão é a macro região produtora da Espanha, histórica e que abrande as regiões de Ribeira Del Duero, Toro, Cigales, Bierzo e Rueda.

Pintia


Tinto Vinhos Castela e LeãoEspanhaTempranillo

Navegação de Post

Previous post
Next post

Comments (2)

  1. Alcir Gomes Leite disse:
    abril 12, 2020 às 8:34 pm

    Na minha opinião, um dos melhores vinhos do mundo. Fantástico. E mais fantástico ainda é ver você voltar a escrever este maravilhoso blog. Show

    Responder
    1. Paulo Queiroz disse:
      abril 13, 2020 às 4:58 pm

      Alcir, obrigado pela visita. Acredito que foi você que me deu de presente a minha primeira garrafa do Pintia.
      Vampos retomar as historias do blog
      Um abraço
      Paulo

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho