Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Conheça um pouco da vinicultura dos Estados Unidos

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Os Estados Unidos são hoje o quarto maior produtor de vinhos do mundo e o terceiro maior consumidor mundial perdendo apenas para França e Itália. O pais conta com uma enorme gama de vinhedos, concentrados em 3 regiões: Califórnia, Óregon e Nova York. A Califórnia é responsável por mais de 90% da produção norte americana.

A vinicultura americana foi iniciada no século XVIII pelos missionários espanhóis, mas só ganhou força comercial no século XIX com a importação de uvas européias. Ainda no final do século XIX os vinhos tintos do Vale Napa já tinham um bom reconhecimento. A vinicultura nos Estados Unidos sobreviveu a duas enormes ameaças: A filoxera e a proibição da venda de bebidas alcoólicas. Vale a pena contar para você um pouco sobre estes dois eventos.

A Filoxera foi uma praga, um pulgão, que quase destruiu a indústria vinícola européia no final do século XIX e prosseguiu por mais de 50 anos. Ocorre que este puylgão extremamente danoso aos vinhedos é originário do leste da America do Norte e foi introduzido na França através de importação de mudas americanas, uma ironia e tanto. A solução encontrada na França foi enxertar as vinhas europeias em porta-enxertos provenientes de cepas americanas, resistentes aos danos da filoxera, uma outra ironia.

A Lei seca americana vigorou entre 1920 e 1933 e embora a venda clandestina de bebidas alcoólicas tenha sido ampla neste período, a indústria vinícola americana foi praticamente desativada. Apesar do amplo apoio social para a proibição, com o passar dos anos a própria sociedade que a proibição criou malefícios maiores que os benefícios.

Apos o retorno das vendas de vinho, a indústria americana prosseguiu pequena, até seu maior desenvolvimento nos anos 60 do século passado. Robert Mondavi abriu sua vinícola em 1966 e dez anos depois, no “Julgamento de Paris”, dois vinhos da Califórnia obtiveram melhor resultados que os vinhos Franceses.

O Julgamento de Paris: Em 1976 um comerciante britânico, Steven Spurrier. Estabeleceu uma prova às cegas entre vinhos americanos da Califórnia e grandes vinhos franceses de Bordeaux e da Borgonha. Apesar dos jurados serem franceses, dois vinhos americanos venceram: Um Cabernet Sauvignon da Stag’s Leap Wine Cellars e um Chardonnay do Chateau Montelena. Vale o registro de que o teste foi feito com vinhos de safras recentes, o que prejudicou bastante os vinhos franceses de guarda.

napa valley
Napa Valley

Califórnia: Concentra 94% da produção americana com 200 mil hectares em vinhedos. A região do Napa Valley não é a maior, mas é a mais reconhecida pela qualidade com bons vinhos tintos e brancos. Além do Vale do Napa, a Califórnia possui mais 3 áreas importantes: Sonoma, Mendocino e Lake. Mas existem muitas outras áreas como você pode ver no mapa abaixo.

map_ca
Mapa do vinho da Califórnia

Oregon, no Noroeste Americado: Está na mesma faixa de latitude 43 e 47o que a Borgonha na Franca e produz Pinot Noirs de alta qualidade. A região possui 7 sub-regiões produtoras, como destaca este segundo mapa.

Mapa do vinho no Noroeste dos Estados Unidos
Mapa do vinho no Noroeste dos Estados Unidos

Segundo o livro Guia Ilustrado Zahar, Vinhos do Mundo Todo, fonte principal deste post, o Estado de Nova Iorque é uma área emergente da vinicultura Americana. Lá estão produzindo Riesling, Chardonnay, Merlot e Cabernet Franc em estilo europeu.

Nos próximo posts vamos falar um pouco sobre os principais vinhos Americanos vendidos aqui no Brasil.

Regiões Tinto Vinhos CaliforniaFiloxeraJulgamento de ParisLei SecaOrenonSonoma

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho