Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Nossos Vinhos Portugueses.

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Já é tradicional um encontro mensal com meus amigos Alcir, Sergio, Jerome e José Aurélio. O da noite passada teve como tema Portugal e  aconteceu no Restaurante A Bela Cintra em São Paulo.

O Alcir sugeriu 6 vinhos e juntos escolhemos dois. O José Aurélio, como sempre muito generoso, trouxe mais dois vinhos e um terceiro como presente ao Alcir.

A noite foi  muito divertida com papos interessantes, mas devo admitir que as conversas foram mais engraçadas do que o normal. O jantar foi um mix com petiscos portugueses de entrada, bacalhau “Nunca Chega” e “Arroz de pato”, este último estava espetacular.

Vamos aos vinhos:

O primeiro vinho da Noite foi o Quinta do Alqueve 2003, e logo na abertura dos trabalhos o vinho arrasou. Um blend de Touriga Nacional com Shyrah. Um vinho de meio corpo, com toques de caramelo e ameiaxa, com taninos um tanto agressivos, daquele que “arreganham os dentes” como comentou o Zé Aurélio. Eu pessoalmente adorei o vinho que tinha bons toques de carvalho e muita personalidade. Feito no Ribaltejo.

Quinta do Alqueve 2003
Quinta do Alqueve 2003

O segundo vinho da Noite era um Crasto Touriga Nacional 2005. Um vinho de muita personalidade, um estilo de Bordeaux em um português. Segundo o Zé Aurélio, um vinho produzido com vinhas velhas. Eu gostei do aroma de tabaco do vinho. Acho que ele merecia um tempo maior no decanter para soltar todos os sabores.  Este vinho não é produzido todos os anos, mas apenas nos anos onde a produção é muito especial. Feito com vinhas com pelo menos 25 anos.

Quinta do Crasto 2005
Quinta do Crasto 2005

Nesta altura, já animados começamos o jantar e chamamos o Quinta do Monte d’Oiro 2004.  Esse vinho produzido por José Bento dos Santos que usa 94% de Syrah e 6% de Viognier agradou a todos sem exceção. Seu buquê é esplendoroso. Eu inventei de dizer que o vinho estava um pouco exagerado e tomei vaia de todos. Mas realmente ele era tão marcante e poderoso que pensei talvez em deixar descansar um pouco, mas nem deu tempo, a garrafa desapareceu rapidamente.

IMG_0634
Quinta do Monte d'Oiro

Na segunda metade do jantar quando chegou  arroz de pato, abrimos o Chryseia 2004, um vinho espetacular, já retratado aqui no NOSSO VINHO. Chryseia só é preparado nos melhores anos, nos demais somente o Post Scriptum é engarrafado. O Chryseia é elaborado principalmente a partir das castas Touriga Nacional e Touriga Franca , mas também usam a Tinta Roriz, Tinto del País, Tempranillo e a Tinto Cão. O vinho é produzido na cidade de Pinhão na moderna Quinta do Sol. As uvas são vinificadas separadamente de depois unidas. Chryseia é uma associação da família Symington e Bruno Prats, este ex-proprietário da Cós d’Estournel.

O Jantar já estava no fim quando Alcir e Zé Aurélio resolvem abrir a 5a garrafa da noite: Cedro do Noval 2004. Outro exemplar do Douro, muito especial. Tradicional produtor de vinhos do Porto a Quinta do Noval produz esse vinho tinto de classe mundial, muito elegante, aromatico e com boa presença de maderia, um blend de 70% Touriga Nacional, 20% Tinta Cão, 10% Touriga Francesa.

IMG_0636
Cedro do Noval

Ufa, acho que exageramos para uma quarta-feria a noite. Mas foi muito divertido. A próxima noite espero que seja Italiana.

Tinto Vinhos José Auréliovinhos portugueses

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho