Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Saiba mais sobre Marche na Itália

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Assim que recebi o relato da Adrina Grasso que em visita a Vinitaly, nos trouxe informações de Marche, fiquei ainda mais curioso sobre esta pouco badalada região italiana e resolvi pesquisar.
Segundo o o Guia Zahar, Vinhos do Mundo todo, (única referencia impressa que tenho aqui comigo), esta região está se desenvolvendo comercialmente. Vejam o texto do livro:
“Recentemente Le Marche esteve flertando com cepas internacionais,  mas a região permanece fiel as locais. A Verdicchio domina a cena dos vinhos brancos. Essa cepa especial de Le Marche é cultivada em duas zonas DOC: a de Verdicchio dei Castelli di Jesi DOC provem das colinas a nordeste de Ancona, em até 500 metros de altitude. A palavra “clássico” no rótulo indica que o vinho é da zona histórica de produção, ao redor da cidade de Jesi. Com produção de 24 milhões de garrafas, a maior DOC de Le Marche e a segunda maior da Itália.
Verdicchio di Matelica é uma DOC bem menor, perto das montanhas da província de Macerata. O Verdicchio é um vinho branco encorpado com sabor de frutas secas. Os vinhos básicos não são amadurecidos e devem ser consumidos jovens.
Já os tintos, a principal uva é a Montepulciano. A versão mais pura desta cepa é a Rosso Conero, com sabores de frutas silvestres. Essa uva é cultivada no Monte Cornero, próximo a Ancona, a maior cidade de Marche.
Já o Rosso Piceno DOC é um corte Montepulciano-Sangiovese é mais seco e muitas vezes com sabores de framboesa e ameixa.
E a menor DOC de Le marche é a Lacrima di Morro D’Alba, um vinho varietal feito com a uva do mesmo nome, tem uma explosão de sabor de fruta, especiarias e aromas florais.

A foto de cima é do Palazzo Ducale em Urbino e a abaixo é Macerata

Macerata
Macerata

Tinto Vinhos Marche

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho