Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Porque o vinho só é produzido em algumas regiões

Paulo Queiroz, março 26, 2020agosto 8, 2023

As regiões produtoras de vinho tem características especiais.

Para entender as regiões produtoras de vinho em nosso planeta temos que sair dele e viajar a mais de 300km de altitude. De lá podemos ver a Terra como um todo. Se pensarmos em uma mapa global dos melhores vinhos, vamos perceber que as regiões produtoras de melhor qualidade estão entre o paralelo 50?  norte e 30? norte e o paralelo 50?sul e 30?  sul. Isso ocorre porque as vinhas são teimosas e gostam de climas mais rústicos, com épocas de frio, vento, sol e chuva. Claro que a qualidade do terreno é importante, mas é impressionante como a análise do mapa mostra que a vinicultura de alta qualidade acontece em duas faixas estreitas de terra no planeta.

O vinho se originou no velho mundo, mas hoje o novo mundo produz vinhos em quantidade e qualidade que rivalizam com os países da Europa mais tradicionais na produção de vinho. França Itália, Espanha, Portugal e até mesmo a Alemanha comandam a produção de vinhos no velho mundo. Já no novo mundo temos potencial como os Estados Unidos, Chile, Argentina, Africa do Sul, Australia e Nova Zelândia. O Brasil está posicionado em uma região climática que não favorece tanto a produção de vinhos, mas encontramos atualmente excelentes produtores na zona da Serra Gaúcha e os espumantes brasileiros competem de igual para igual com os espumantes do velho mundo.

Antigamente ficava fácil identificar pelo paladar a origem do vinho, se vinha do velho ou do novo mundo. Entretanto a globalização também atingiu o mundo do vinho e os produtores estão aderindo a este estilo global de vinho tinto. São vinhos encorpados, com muita presença de madeira e sabores de frutas negras. Nos Estados Unidos, a produção e estilo de vinho atingiu um padrão onde fica mais difícil  notar diferenças entre as diferentes safras.  EU particularmente acho isso uma pena pois elimina as diferenças regionais, de clima e estilos próprios de produção.

O consumo de vinho tem subido no mundo nas últimas décadas, veja o ranking dos países que mais produzem vinho no mundo. (Fonte: O Mundo do Vinho, 3a Edição, Guia Ilustrado Zahar)

  1. França
  2. Italia
  3. Estanha
  4. Estados Unidos
  5. Argentina
  6. Alemanha
  7. Australia
  8. Africa do Sul
  9. Portugal
  10. Chile.

Cada um dos países produtores de vinho tem muitas regiões produtoras, que seguem estilos de produção diferente e combinações de uvas específicas. São as Denominações de Origem, que qualificam o vinho de acordo com seus padrões de produção e origem.

Artigos ClassificaçãoRegiões

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho