Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

O vinho de 2009 do blog NOSSO VINHO

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Este post atende a proposta de Alexandre Frias do Enoblogs, criar  O Maior Post do Mundo. A contribuição do blog NOSSO VINHO é este Ca’Marcanda Magari 2005.

A idéia do Alexandre Frias é publicar em um único post os melhores vinhos do ano na opinião dos blogueiros que participam do Enoblogs.

Vamos a história do vinho:

Ângelo Gaja, tradicional produtor do Piemonte, muito bem sucedido com seus Barolos e Barbarecos que atingem qualidade e preços fantásticos no mercado, decidiu produzir Super Toscanos e escolheu uma propriedade em Maremma, litoral da Toscana. O primeiro problema de Gaja foi convencer o antigo proprietário da fazenda a lhe vender o imóvel. Tal feito exigiu muitas horas de negociações e de forma irônica, Ângelo Gaja batizou a fazenda de Ca’Marcanda, que no Piemonte significaria “Casa da Interminável negociação”. Já a palavra Magari em italiano pode assumir muitos significados, como “talvez”, “quem sabe”, ou mesmo “quem me dera”.

O Ca’Marcanda Magari é um vinho que faz parte dos meus sonhos e tem significados místicos para mim.  Explico em poucas palavras: Durante anos sonhei com uma viagem à Toscana, uma viagem perfeita com a minha mulher e finalmente realizamos em 2008. Na cidade de Florença fomos jantar em um pequeno restaurante à beira do Rio Arno, por indicação do consierge do hotel. Quando chegamos ao restaurante, fiquei surpreso com o nome: NOVE, o meu número preferido. A noite estava perfeita e foi a síntese da realização do sonho. O dono do restaurante nos indicou o Ca’Marcanda Magari que estava fantástico. Muito depois vim a saber da história do nome Ca’Marcanda e do significado Magari. Nas ocasiões especiais estou sempre acompanhado desse vinho, desejando voltar à Toscana com a minha mulher… Magari.

O Restaurante da viagem dos sonhos em Florença. Pequeno e charmoso.
O Restaurante da viagem dos sonhos em Florença. Pequeno e charmoso.

No início desse ano, um grupo de amigos resolveu realizar uma estravagância e beber os vinhos de uma vida em uma noite, claro que o Magari estava entre eles. Sua entrada foi estrondosa, o Ca’Marcanda Magari 2005 estava muitíssimo perfumado, com várias camadas de sabor que vão ampliando na boca. Taninos fortes e bem integrados. Na minha opinião é a máxima representação da Toscana.

O Rótulo simples e estiloso, característico dos vinhos de Gaja.
O Rótulo simples e estiloso, característico dos vinhos de Gaja.

Segundo pesquisei o Ca’Marcanda Magari é produzido com 50% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e 25% Cabernet Franc, em solo de terra branca. Descança por 18 meses em barricas de carvallho e 6 meses em garrafa.

Além do significado pessoal, o Ca’Marcanda é mesmo um Super Toscano espetacular, feito no estilo de Bordeaux, com o sotaque italiano e a classe de Angelo Gaja.

A única foto que encontrei da fazenda Ca'Marcanda em Maremma.
A única foto que encontrei da fazenda Ca'Marcanda em Maremma.

A foto do topo foi tirada à beira do Arno ao por do sol.

Entre aqui e veja o Maior Post de Vinho do Mundo, com 34 opiniões e mais de 230 vinhos.

Tinto Vinhos Angelo GajaCabernet SauvignonMagariMaremmaMerlotO Maior post do mundoToscana

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho