Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Gaja Ca Marcanda 2003

Paulo Queiroz, fevereiro 25, 2009junho 30, 2024

Ca Marcanda é vinho com over-price, produzido com 50% Merlot, 40% Cabernet Sauvignon e 10% Cabernet Franc. Os três tipos de uvas são fermentadas separadamente e depois unidas para envelhecer por 18 meses em barricas de carvalho. Tem características de um Bordeaux: cor rubi profunda, frutas maduras, toques de chocolate, taninos um tanto agressivos, porem bem integrados. Este vinho é comercializado no Brasil pela Mistral. Tive a desprendimento financeiro de beber, nesta 3a feria de carnaval, no Restaurante Figueira Rubayat, por um preço impublicável.

Uma informação curiosa sobre o nome do vinho é que Ca’Marcanda significa “Casa da interminável negociação”, pois Angelo Gaja levou anos e centenas de horas para convencer o antigo proprietário a lhe vender a propriedade, onde em 1996 construiu Ca’Marcanda Societa’ Agricola Per Azioni.

Um pouco mais sobre Ângelo Gaja: Giovani Gaja abriu em 1859 uma pequena taverna na cidade de Barbaresco onde servia seu próprio de mesa. O sucesso da família deve-se a obstinação das quatro gerações que dedicaram suas vidas pela qualidade na produção de vinhos. Ângelo Gaja assumiu os negócios da família em 1961 e foi o grande responsável pela criação de grandes clássicos mundiais.

Este post original é de 2009, mas infelizmente o preço do Ca Marcanda só fez aumentar. Atualmente uma garrafa da safra 2013 chega a R$1.700 na Mistral. O vinho é muito bom, mas não vejo como pagar um preço como este. 

Um aviso importante aos leitores, Angelo Gaja possui várias versões desse vinho. O Ca Marcanda deste post é o rótulo vermelho. Ele ainda produz o Ca Marcanda Magari, que é o meu preferido, com rótulo em preto. Produzem ainda o Ca Marcanda Promis com o rótulo em azul e um maravilhoso branco que usa verde brilhante, o Ca Marcanda Vistamare. Fique atento para não se confundir. Veja abaixo. 

Tinto Vinhos BolgheriCabernet FrancCabernet SauvignonMaremmaMerlotToscana

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho