Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Escolha as bem as taças para seu vinho.

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Já publiquei um post sobre os diferentes tipos de taças, e sua importância no consumo do vinho. Você pode ler aqui: Com que taça eu vou?
Hoje vou apresentar a melhor linha de taças disponível no mercado, (pelo menos na opinião deste blogger). Trata-se da linha Riedel Sommelier, lançada em 1973 na cidade de Orvieto por Claus Riedel. O design dessas taças contou com a ajuda da Associazione Italiana Sommeliers (AIS). Uma série com 10 tamanhos e feitas com a perfeição maxima que os artistas da Riedel podem atingir.
Vou mostrar aqui 3 preciosidades que tornam o prazer de beber um bom vinho ainda maior.

RIEDEL SOMMELIERS BURGUNDY GRAND CRU GLASS

O desenho original dessa taça surgiu em 1958 e ela é definida pela revista Decanter como a melhor taça para Borgonha do mundo. Serve bem tanto vinhos jovens como antigos. Faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de New York. Também é adequada para Barolos e Barbarescos. Com um grande bojo, a taça permite a extração máxima do buquê. Pena que não consiha retratar na foto o quão transparente e fino é o cristal empregado. Extremamente frágil.

BURGUNDY GRAND CRU
BURGUNDY GRAND CRU

RIEDEL SOMMELIERS BORDEAUX GRAND CRU WINE GLASS
Esta taça teve seu primeiro desenho traçado em 1959 e foi especialmente criada para os Cabernet Sauvignons e Merlots de Bordeaux. Uma taça de grande capacidade 30 oz e profundidade, prende bem o aroma do vinho e favorece a percepção da fruta. Definida pela Riedel como uma obra de precisão. Eu uso esta taça também para Chiantis e Toscanos IGT.

BORDEAUX GRAND CRU WINE
BORDEAUX GRAND CRU WINE

RIEDEL SOMMELIERS VINTAGE CHAMPAGNE GLASS
Muitos acreditam que a Champagne deve ser servidas em taças pequenas e finas para que seu consumo seja breve e possa ser mantida a temperatura. Eu penso o contrario, a taça ideal para a Champanhe é a flauta, como esse Riedel. Nela você pode apreciar a beleza do liquido, em uma dose melhor servida e ainda pode usufruir melhor dos aromas da bebida. Alem disso acho muito mais elegante.

VINTAGE CHAMPAGNE
VINTAGE CHAMPAGNE
Artigos

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho