Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Dessilani Gattinara Riserva 2003

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020junho 30, 2024

Cristiano Orlandi do Vivendo Vinhos nos traz este italiano do Piemonte:

Na última quinta participei de uma degustação de vinhos da Dessilani, produtor italiano do Piemonte, que está recém chegado ao Brasil através da Importadora Mercovino. Um vinho feito com a Nebbiolo, mas sem a característica de corpo abundante e carga tânica elevadíssima que um Barolo tem, mais elegante sem perder a potência. Um vinho espetacular e muito gastronômico

Cristiano Orlandi

O território de Fara foi terra do vinho durante séculos. De fato, as origens de Fara e de vinificação e também da família Dessilani, remontam aos romanos. A história conta que uma batalha campal ocorreu entre os cônsules e Mario Silla precisamente nesta área. Vitorioso Silla decidiu doar lotes de terreno para os soldados que haviam lutado com bravura: assim, a origem do “sillani”, que mais tarde mudou para “dei sillani” e depois em “desillani” ou “dessilani”.

A mais recente história da família Dessilani, aconteceu há nove gerações. O progenitor, Giuseppe, foi um notável produtor de vinhas já no início do século XIX.
Hoje em dia Dessilani possui 50 hectares de vinhas e produz 300 mil garrafas ao ano.

A foto do topo é da cidade de Fara Novarese, sede da Dessilani no Piemonti.

O Dessilani Gattinara Riserva tem se mantido como um vinho de alta qualidade, recebendo elogios por suas safras anteriores. A safra de 2021 ainda não tem muitas avaliações disponíveis, mas as safras anteriores, como a Riserva Nebbiolo 2000, foram bem recebidas. Esses vinhos são conhecidos pelos seus aromas ricos, com notas de cereja preta, couro e especiarias, além de um paladar bem equilibrado que mistura frutas e nuances terrosas.

Para mais detalhes e atualizações sobre as safras mais recentes, você pode conferir no Wine Enthusiast

Artigos Tinto Vinhos Cristiano OrlandiNebbioloPiemonte

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho