Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Como você escolhe o seu vinho?

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Certas vezes fico curioso sobre a forma como as pessoas selecionam o vinho que vão beber. Sim, digo isso porque o vinho tem muitas nuances, personalidades, origens, qualidades, preços, enfim um mundo de opções.
Suponho que a grande maioria faça do vinho uma bebida gregária, para ser compartilhada. Poucos desafortunados como eu consomem seus vinhos na solidão, sem ter, na maioria das vezes, alguém para discutir as características do mesmo.
Para aqueles que bebem de forma gregária, vou mais adiante na imaginação e suponho que os melhores vinhos são reservados para as melhores ocasiões.
Já no caso deste enófilo solitário o vinho funciona como um componente de hedonismo.  Explico: para alguns como eu o vinho é escolhido como um componente de compensação psicológica. Se você está bem, um vinho razoável funciona bem. Um dia muito difícil exige um vinho melhor. Não estou aqui advogando pelo consumo diário de álcool, mas sim sobre a verdadeira força motivadora na escolha do vinho. Seguindo a lógica, para alguns o vinho serve como um ícone social, para outros um componente do “eu mereço”.  Outros tratam o vinho como uma efeméride, um acontecimento para ser registrado.
Confesso sem culpa que meu prazer maior é beber os melhores vinhos em dias comuns.  Aliás o meu maior prazer é tratar dias comuns como dias especiais e vice-versa. Penso que assim tornamos a vida mais interessante, com muitos dias especiais e menos previsívelis. Portanto paciente leitor, dia dos namorados pode ser qualquer dia, a declaração de amor pode acontecer a qualquer hora, um banquete pode ser feito em uma simples terça –feira e claro, o vinho da sua vida pode ser bebido a qualquer dia. Essa lógica de ser surpreendente vale para tudo mesmo, para o trabalho, para o amor, para a amizade, para…sei lá o que você quiser. Mas este é o meu estilo de escolher os vinhos. E o seu?

Artigos

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho