Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Blogging é coisa séria?

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Amigos, resolvi escrever esse polêmico artigo para gerar uma discussão saudável sobre a prática do Blogging. Está claro que a geração de conteúdo é uma febre que cresce em PG pela internet e todas as plataformas que ela propicia. Com isso centenas de milhões de blogs povoam a blogosfera e pela facilidade da tecnologia o conteúdo corre de um lado para o outro. Copiado, modificado, muitas e muitas vezes.

Mas como separar um blog bacana de um “copy and paste”? Como agir em um local onde pode-se dizer que “ninguém é de ninguém”? Bem, há mais de 7 meses escrevi um artigo sobre a necessidade de um código de ética nos blogs, veja:

A Blogosfera devería ter um código de ética?

Posted On: December 13, 2008

Penso que sim, algo bem estruturado que oriente as pessoas para um padrão mínimo de qualidade e ética, como citar fonte e autoria de qualquer conteúdo postado e provavelmente mais que isso. Qual a sua opinião? Se você é a favor, o que deveria conter neste código de ética e como implementar?

Recebi apenas um comentário dizendo ser uma coisa INÚTIL.

Pois bem, mas volto aqui, teimoso e quixotesco convocando a todos os colegas blogueiros, sejam eles enófilos ou não a realizar um Blogging responsável e ético. Isso significa gastar mais tempo nos posts e talvez dinheiro. Citar fonte, entregar links (sem a sacanagem do nofollow), citar autores de livros e capítulos, citar autoria de fotos, principalmente quando elas são retiradas de sites alheios e até mesmo comprar direitos de imagem. Existem bons serviços na Internet. Não tem jeito, não existe uma pessoa mais ou menos honesta, existe correto e errado. Eu tenho certeza que diversas vezes, por ignorância, por falta de formação jornalística, cometo assassinatos da ética jornalistica, mas luto para aprender e melhorar. Pode ser um papo chato e careta, mas ele vai tornar a atividade dos Bloggers mais séria e confiável e valorizada. Mesmo que seja um hoby, como no meu caso, é gostoso fazer as coisas da forma certa. É uma atitude cidadã.

Ilustração: Granell, Istockphoto

Artigos BlogBlogosferaÉticaOn the WebWeblogs

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho