Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Barolo Tortoniano Michele Chiarlo 2005

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Hoje estava organizando a lista de vinhos para o mês de Maio e recebi um telefonema do José Aurélio, ele  é um grande amante dos vinhos e por ter morado na Italia e viajar muito, ele conhece muito os vinhos e suas histórias.

Bem, ele ligou para recomendar dois vinhos do Piemonte na Itália:

Barolo Tortoniano Michele Chiarlo 2005 e Barbera D’Alba Giacomo Conterno 2007. Ambos são produtores consagrados em todo o mundo por sua qualidade.

O José Aurélio garantiu que os dois vinhos são de “cinema” e “espetaculars”, pata citar dois dos muitos adjetivos que ele usou para caracterizar os vinhos. Vamos ver porque:

Barolo Tortoniano Michele Chiarlo 2005

Michele Chiarlo fundou sua vinícola em 1956, ele vem de uma família com tradição em viticultura. Ao longo dos anos Chiarlo se esmerou por pesquisar os melhores terroirs que foi comprando gradualmente. e atualmente é uma das lideranças do Piemonte, reconhecido mundialmente por seus vinhos de extrema qualidade. Tortoniano é o nome do período geológico quando foi formado o solo da zona de Barolo no Piemonte, entre 7 e 11 milhões de anos atrás. O Barolo Tortoniano de Michele Chiarlo que o nosso amigo José Aurélio indicou é um vinho fascinante, com soabres de cereja e morango maduros, nuances de tabaco, anis e especiarias doces. O Sabor enche a boca e o final é delicioso e longo, com taninos muito sedosos, lembra chocolate e café expresso. Esta safra de 2005 que descansou por 2 anos em barris de carvalho, pode ser bebido já mas estará melhor ainda nos próximos 5 anos.

Ganhou 90 pontos na Wine Enthusiast e 89 pontos na Wine Spectator e dois Bicchieri da Gambero Rosso Vini di Itália.

A foto do topo é um cartão postal de La Morra, no Piemonte, onde o vinho é produzido.

No próximo post falaremos do Barbera D’Alba Giacomo Conterno 2007.

José Aurélio não tem jeito mesmo. Olha o que ele trouxe para o nosso almoço de sábado.
Artigos Tinto Vinhos José Aurélio

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho