Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Barolo Corda della Briccolina 2001

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Já fazia muito tempo que eu não tomava um Barolo aqui em casa. Sempre deixo os barolos para ocasiões muito especiais, mas hoje abri uma exceção. Este aqui foi presente de uma amiga e agora vou beber e escrever um pouco sobre ele.

Segundo o fabricante, Beni di Batasiolo: “As uvas de Nebbiolo utilizada para produzir a “Corda della Briccolina sao cultivadas nas colinas do municìpios de Serralunga d’Alba, situado no coraçao da área do Barolo.

Após uma fermentação de aproximadamente 15 dias em contacto com o bagaço, o vinho é posto em barricas, onde permanece pelo menos por dois anos. Mais um ano de afinaçao em garrafas, permite obter um vinho vermelho grená intenso, de perfume amplo, com notas de fruta madura que acompanham bem aos vagos traços de madeira. Sabor enxuto, pleno e harmonioso, graças ao tanino que revela-se macio e aveludado. A boa persisténcia do aroma residual decididamente agradável e intenso.

Fico um pouco indignado comigo por abrir um Barolo de 8 anos, afinal são vinhos que alcançam mais de 20 anos em garrafa, mas a curiosidade é fogo.

Bem vamos as impressões: Um vinho de vermelho cálido, quase alaranjado. Apesar de ter apenas 8 anos já se nota um pequeno halo claro na borda do líquido. O aroma na primeira impressão é de groselha, o gosto lembra um pouco a baunilha. Um produto elegante, fino e sofisticado. Um tanto alegre e floral, com pouca presença da madeira. Os taninos são típicos de um Barolo, vivos, porém muito bem integrados. Vou deixar para falar um pouco mais depois de uma hora de decanter. O Rótulo aí em baixo é do 1999. A foto de cima foi tirada no ato da “barbárie”. Abri um Barolo de 8 anos, meu Deus…

eti_big01jpg
Batasiolo

Tinto Vinhos BaroloNebbioloPiemonte

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho