Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Chile, um dos melhores produtores do mundo.

Paulo Queiroz, novembro 2, 2018agosto 8, 2023

O cultivo de Vitis Vinífera no Chile começou com a chegada dos Espanhóis no século XVI, mas somente a partir do século XIX a cultura francesa trouxe a produção de vinhos de qualidade. Desde as mudanças políticas em 1989  o Chile teve a economia aberta e recebeu investimentos internacionais na produção de vinho. Atualmente o Chile está entre os 10 países de maior produção de vinho do mundo. Com a introdução dos testes der DNA, o Chile descobriu a cepa Carmenère, dada como extinta. No Chile a Carmenère era confundida com a Merlot. Entretanto a cepa mais cultivada no Chile é a Cabernet Sauvignon.

Vale do Limari: Mais ao norte do Chile, próximo dam costa, esta região semi-árida tem cerca de 1500 hectares de produção de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère, Chardonnay e Viognier. Destaco aqui a Vina Tabalí.

Aconcágua: É uma região que abrange o vale com o mesmo nome, mais o Vale de Casablanca e Vale de San Antonio. O Vale de Aconcágua é pequeno com cerca de 800 hectares e o principal produtor é Errázuriz. É também do Vale de Aconcágua a Seña, um dos produtores nobre do Chile. O Vale de Casablanca fica bem perto do Pacífico, lá existe uma dominância da Chardonnay, mas você também encontra cepas tintas. nesta região destaca-se a Emiliana e Casas del Bosque.

Vale do Maipo: É a principal da vinicultura Chilena, recebeu todas as cepas francesas e a qualidade cresceu a partir dos anos 90. Puente Alto é a parte mais nobre da região, fica muito próximo de Santiago, onde famílias abastadas cultivaram cepas de Bourdeaux em medados do século 19. A especialidade da região é o Cabernet Sauvignon, cutivado por empresas como Concha y Toro, Santa Rita e Almaviva,

Vale do Rapel: Uma região grande com 25 mil hectares de vinhas, ao sul da cidade de Santiago. O Rapel se divide em duas sub-regiões: Cachapoal e Colchágua. No Colchagua estão as vinícolas Lapostolle, Viña Montes e Caliterra, entre muitas outras. No vale Cachapoal, destaca-se Carmin Peúmo, Viña La Rosa e Cono Sur.

Lapostolle
Lapostolle

Ainda podemos citar outras regiões mais ao sul como Maule, Itata, Bio-Bio e Maluco, áreas com menor expressão no comercio internacional.

Regiões Chile

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho