Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Mille Una Notte 2004

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Muitos podem achar que a Sicília é uma região produtora de vinhos rústicos, baseados na Nero D’Avola, que realmente tem esta característica, mas convido a todos conhecerem os vinhos da Donnafugata, para mudar essa opinião.

A Família Rallo dedica-se ao negócio do vinho há 150 anos e em 1983 Giacomo e Gabriella Rallo criaram a Donnafugata, um projeto com o compromisso total na mais alta qualidade. Ao longo dos anos os filhos do casal: Ferdinando e Gabriella entraram na administração do negócio e tem dado asas ao sonho dos pais. O resultado é um line-up fantástico, com muita personalidade, que vamos apresentar em 2 posts.

A família talentosa e artística baptizou seu negócio com o nome de Donnafugata, país citado na obra de Giuseppe Tomasi di Lampedusa [Il Gatopardo ou O Leopardo].  Eles tem projectos associados à música, à literatura e a conservação do património histórico.

Neste primeiro post vamos falar do Mille e Una Notte. O Rótulo (abaixo), foi feito por Gabriella Anca Rallo, inspirada no palácio de Santa Margherita Belice, refugio da rainha Maria Carolina durante a invasão Napoleônica.

A primeira safra do Mille e Una Notte foi em 1995 e as melhores safras são de 2004 e 2005. Um tinto da denominação Contessa Entellina, produzido na cidade com o mesmo nome no centro da Sicilia. Vinho baseado na uva Nero d’Avila, com uma pequena porção de outras cepas. Após a fermentação, ele envelheceu por 14 meses em barricas novas de carvalho e por mais 24 meses na garrafa. Um vinho com aroma doce e um toque de tabaco.  No paladar ele é poderoso, musculoso, com taninos doces e um final longo de chocolate e tabaco. Realmente uma qualidade impressionante. Aqui no Brasil, importado pela World Wine, com um preço elevado, pouco mais de 300 Reais.

 

Artigos Tinto Vinhos

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho