Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Quinta do Carmo 2008 com Robalo Refogado.

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Hoje estamos tendo a felicidade de um sábado calmo e resolvi preparar o almoço, um robalo refogado, sob a supervisão da minha mulher é claro, pois sou um aprendiz na cozinha. O robalo está sendo feito com cebolas, tomates, molho de tomate, pimenta do reino, ervas finas, alho, sal, azeite com um toque de alecrim e um pouco de água. Muito fácil o preparo.

Para acompanhar o robalo, escalei um vinho branco Alentejano que achei muito gostoso. Ele foi feito com um blend de 70% Roupeiro, 15% Arinto e 10% Antao Vaz. Vinho muito perfumado com flores e um pouco de manteiga, apesar não passar por madeira.  Na boca é fresco, leve, pouco ácido e muito elegante, lembrou pêssego no sabor. Um produto de excelente qualidade e preço, por menos de 60 Reais na Mistral.

A Quinta do Carmo tem dois aspectos interessantes: história e um enólogo espectacular da casa Rothschild. Leia o texto que está publicado no site da Quinta do Carmo:

A história desta Quinta remonta ao final do séc. XVII. O rei D. João IV mandou construir a Quinta do Carmo para uma dama da sua corte. Desses tempos nada restou excepto, provavelmente, o vinho Quinta do Carmo e a Herdade das Carvalhas, de onde provinham os vinhos e onde continuam ainda hoje a ser produzidos.

A Quinta do Carmo está localizada na região do Alentejo, a poucos quilómetros da cidade de Estremoz. É uma propriedade tipicamente alentejana, com uma área total de 1.000 ha, onde estão incluídos 100 ha de oliveiras, cereais, plantações de sobreiros e florestas.

Após uma longa joint-venture com o prestigiado grupo Lafite Rothschild, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu, em 2008, a totalidade da Quinta, que passou a ser o centro de vinificação e produção de todos os vinhos do Alentejo do grupo Bacalhôa.

A adega, de linhas modernas e atraentes, foi submetida a uma renovação considerável em termos tecnológicos e de técnica de produção de vinhos. Aqui produzem-se vinhos de elevada qualidade, como os famosos Quinta do Carmo branco e Quinta do Carmo Reserva, entre outros, os quais têm obtido um enorme sucesso não só em Portugal como em vários países.

 

Junho (16)

Artigos Tinto Vinhos

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho