Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Brunello di Montalcino Casanova di Neri Cerretalto 1997 e 2006

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Nosso grupo de amigos se reúne pelo menos uma vez ao mês para provar bons vinhos, falar sobre eles e jogar conversa fora. Nesta ocasião fomos além, pois encontramos vinhos sensacionais. Dois deles foram os Casanova di Neri Cerretalto, 1997 e 2006, duas safras muito especiais.

Aqui vale a menção que o José Aurélio é um dos caras mais simples e generosos que já conheci, pois ele trouxe ao jantar 5 garrafas do Cerretalto 2006, uma para cada amigo e uma outra para provarmos no jantar. Por uma dessas coincidências da vida eu trouxe o Cerretalto 1997.

Bem, o Casanova di Neri 2006 conquistou 100 pontos da Wine Spectator e o James Sucklin define o vinho como “potencialmente perfeito”. Tem um aroma fantástico de ameixa e carvalho tostado, onde descansou por 27 meses. Seus taninos estão super fortes, mas aveludados e o corpo do vinho enche a boca de sabor e aromas de grama molhada, chocolate e ameixa. O Cerretalto 2006 tem um final com sabores de couro super-longo, um vinho mineral.

Todos os amigos, Alcir, José Aurélio, Manuk e Mahfuz ficaram encantados com a personalidade marcante do Cerretalto 2006. Discutimos sobre o tema e ficamos imaginando como este vinho deve evoluir ao longo das duas próximas décadas, pois hoje já está perfeito.

Na sequência abrimos o Cerretalto 1997. Aqui chegamos a discordar de alguns pontos. Eu achei que  o aroma do vinho que estava muito mais “calmo” que o 2006. Já o Alcir achou que embora perca no “nariz”, o 1997 vence no sabor. De fato ele está mais equilibrado, menos denso e muito mais elegante que o 2006. Um vinho com os mesmo sabores de ameixa, couro e carvalho tostado, mas tudo muito bem integrado com taninos finos e fortes. O final do 1997 é tão prazeiroso quanto o 2006, mas bem mais comportado e curto.

Foi uma noite maravilhosa, onde os amigos deste blog puderam dar boas risadas, provar bons vinhos e planejar o futuro.

Este é o segundo post sobre a Casanova di Neri. Quando fiz o primeiro, em junho de 2011, não conhecia ainda a tenuta, mas em setembro de 2011, visitamos pessoalmente a Casanova di Neri na Toscana, quando comprei este 1997. Veja que linda Tenuta.

 

Brunello di Montalcino Casanova di Neri Cerretalto 1997 e 2006

Artigos Tinto Vinhos AlcirJosé AurélioMahfuzManuk

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho