Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

A paixão pelo Barolo

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020agosto 8, 2023

Entre tantas regiões, uvas e produtores no mundo, os Barolos tem um lugar especial. Muitos questionam os altíssimos preços que os bons Barolos atingem no mercado e chegam a olhar com desdém sua produção. Outros, acostumados com vinhos jovens, madeirados e potentes, feitos aqui no Novo Mundo, não reconhecem nos Barolos o valor devido.

O fato é que alguns produtores dessa minúscula região do Piemonte alcançaram níveis de qualidade com características únicas. A Nebbiolo nas mãos de Roberto Voerzio, Aldo Coterno, Bruno Giacosa e Renato Ratti oferecem vinhos magníficos, com potencial de envelhecimento de décadas. Barolos entregam aromas de fumo, couro e carvalho tostado, com sabores de fruta trufada, framboesa e alguns com perfume de rosas. São vinhos raros e caros é verdade, mas foram feitos com enorme paixão por estes produtores e um cuidado na seleção, produção e envelhecimento apenas igualáveis aos melhores produtores franceses.

Agora mesmo, a fantástica safra de 1999 atingiu o seu ponto de consumo. Muito se fala das safras de 1999, 2000, 2004 e o sucesso do Piemonte deve continuar por tudo que se ouve e lê sobre as safras de 2005 e 2006. Eu ainda não bebi nada de 2005 e 2006. Se pudesse ainda assim não faria agora, mas sim daqui a 4 ou 5 anos.

Enfim, Barolos não são para qualquer dia, nem podem ser consumidos com avidez, algo para aguardar. Poderia comparar o consumo do Barolo com o milésimo gol do Pelé. Este deveria mesmo ser de pênalti, pois Pelé sabia que o gol chegou, Andrada sabia que iria tomar o milésimo, os repórteres puderam se organizar para as fotos e filmagens e o gol finalmente entrou para a história.

Bruno Giacosa Falleto de Serralunga D’Alba 2004
Tinto Vinhos BaroloPiemonte

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho