Skip to content
  • Vinhos
    • Tinto
    • Branco
    • Rosé
  • Artigos
  • Biblioteca
  • Regiões
  • Uvas
  • Manifesto Nosso Vinho

Qual a diferença entre as uvas do vinho e as que comemos?

Paulo Queiroz, setembro 1, 2020junho 30, 2024
Vitis vinifera subsp. sylvestris (48°11' N 16°...
Image by HermannFalkner/sokol via Flickr

Uma espécie caprichosa conhecida como Vitis vinifera, produz uvas que são especificamente cultivadas para a produção de vinho. As uvas para vinho, ao contrario das uvas que comemos, tendem a ser menores, tem a pele mais grossa e contem sementes. Também existem outras espécies, principalmente para comer. Quase ¾ de todas as uvas produzidas no planeta são para o propósito específico de fabricar vinho. A Vitis vinifera é mãe e pai de quase mil variedades diferentes. Embora cada variedade tenha a sua própria personalidade, algumas características base são comum a todas: Uma uva madura consiste de aproximadamente 85% de água, 13% de açúcar, com os restantes 2% de pele e sementes. As uvas são uma espécie exigente, para quem o sol o calor, a água, a terra e o local tem um papel fundamental.

As uvas adoram sol, calor, umidade, mas nenhum destes em excesso. A uva ideal seria produzida em dias longos e mornos, com noites frescas e alguma chuva. A Vitis vinífera adora terra ruim, como barro, calcária, cinza, ardósia, cascalho, xisto e granito. Parece um paradoxo mas as uvas vão prosperar mesmo em um solo muito pobre em nutrientes. Os melhores vinhedos do mundo estão em solos podres, áridos e muito pouco generosos. Parece mesmo que as uvas gostam de trabalhar duro para sobreviver, quanto mais difícil o terreno, melhor elas ficarão.

Outro ponto é que as uvas prosperam mais em declives, pois esse tipo de terreno propicia uma perfeita drenagem do solo e desta forma as uvas nunca receberão água demais. Outro ponto é que declives recebem geralmente um maior impacto de luz solar. Portanto, declives em altitude garantem as uvas muito sol, com pouca água no solo e temperaturas mais amenas. Informações do livro de Matt Skinner, “Sem Segredos” Larousse.

Saúde.
Saúde.
http://static.zemanta.com/readside/loader.js
Artigos UvasVitis vinifera

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abruzzo Alcir Alentejo Argentina Barolo Barossa Valley Bordeaux Borgonha Cabernet Franc Cabernet Sauvignon Carmenére Champagne Chardonnay Chianti Chile Copa das Confederações Douro Espanha França Grenache Itália José Aurélio Livro sobre vinho Mahfuz Malbec Malvasia Manuk Margaux Merlot Nebbiolo Negroamaro Odmar Petit Verdot Piemonte Pinot Noir Portugal Primitivo Puglia Rioja Sangiovese Sergio Valente Syrah Tempranilo Toscana Touriga Nacional

@2024 | Nosso Vinho